ACERVO MISA
Áudio
Pedro compositor: O festival universitário de 1983
Descrição:
01 Marlise Sururu (Pedro da Rocha e Deivys/Intérprete: Vânia Rodrigues)
02 Anúncio da classificação da música para a final
Pedro da Rocha deu ao Deyves uma poesia chamada Balada Além De Encantada de Manguaba e Mundaú Ou Balada Para Marlise Sururu, uma paixão adolescente que ele teve por uma menina. Na verdade era um cordel um pouco extenso, que foi compilado e musicado pelo Deyves, que defendeu a música com a cantora Vânia Rodrigues no Festival da Ufal de 1983, sendo essa sua primeira participação em festivais.
O V Festival Universitário de Música ocorreu em Janeiro de 1983 na 3ª eliminatória (19/01/1983) estava lá: Marlise Sururu (Deyves José da Silva / Vânia Rodrigues).
Marlise Sururu é dessas canções que o tempo tratou de apagar muitos detalhes ou confundi-los até para quem fez parte de sua criação ou defesa. Para Gal Monteiro, a música teria sido uma homenagem que Deyves, eterno admirador do sexo feminino, fez a uma de suas amadas na época. Gal o descreve como “aquele poeta que está sempre homenageando a bola da vez. Ele é um homem eternamente apaixonado e livre.” Quanto à intérprete, ela lembra claramente da estudante de Pedagogia da UFAL Neuza Vilela, a Neuzinha. Ela havia sido premiada com o segundo lugar como “Voz revelação num concurso escolar em Maceió”. De fato, era dona de bela voz de mezzo-soprano e de um encanto pessoal que a transformava numa das estudantes mais populares de sua época. Neuzinha defendeu outra canção de Deyves, Mundaú Mulher. Em Marlise Sururu, a intérprete foi Vânia Rodrigues.
Para o compositor Deyves, muita informação também já se havia perdido desde 1983. Em suas lembranças, a canção, que ele denomina Balada Para Marlise Sururu, foi apresentada no festival de 1982 e não em 1983. Coisas que o tempo faz confundir. Algumas informações, porém, parecem nítidas. O então estudante de Biologia recorda o processo de sua criação: "Eu comecei a aprender [...] violão, e com quatro ou cinco anos [...], Pedro da Rocha me deu esse cordel."
A canção foi classificada para a final, mas não foi premiada.
*Trecho gentilmente cedido pelo músico e professor Leonardo Arecipo, retirado do livro inédito sobre os festivais universitários em Alagoas.
Tipo:
Áudio
Número do Item:
Caixa 4 - Diversos, Fita 4083/15; Acervo Pedro da Rocha
Coleção:
Pedro da Rocha