Fotografia

Gilmar Fraga, o mentor

Descrição:

Graça Oliveira, irmã mais velha de Pedro da Rocha, conheceu Gilmar Fraga em Salvador, em um encontro dos estudantes de letras, e então a paixão acendeu e começaram a namorar, se correspondendo por carta, numa época em que ninguém sonhava com algo parecido com internet ou redes sociais. Gilmar era um intelectual e cineasta amador, já tinha livros publicados em Salvador e filmagens em Super 8.

Quando foi para Maceió passar um tempo com sua namorada, encontrou um Pedro apaixonado por cinema, mas ainda um curioso, se nutrindo de informações, apesar de já escrever matérias e compor cordéis para jornais alternativos.Ffrequentava cine clubes, como o Jofre Soares, no Sesc Centro, e o Cinufal, já atento ao cinema italiano, francês, faroeste, alemão, bem como os diretores brasileiros do cinema novo.

As afinidades foram tantas, que logo se tornaram grandes amigos. Mesmo depois do término do namoro com Gracinha, eles continuaram trocando ideias por um bom tempo, até perderem o contato, retomado nos anos 2000, quando Pedro descobriu que Gilmar não havia seguido a carreira no cinema.

Gilmar filmava muito em super 8, chegando a participar de festivais de cinema em salvador, até incluindo Graça na equipe técnica de suas produções.

Pedro sempre dizia que Gilmar Fraga foi o responsável por lhe introduzir no Super 8, abrindo seu mundo de vez para a direção de cinema, mesmo com a morte do formato tendo sido decretada em 1982, em detrimento do VHS.

Mas o caminho para Pedro chegar de vez na produção cinematográfica ainda passaria pela publicidade.

*Texto por Dimas Marques, baseado em depoimento exclusivo de Graça Oliveira (Irmã mais velha de Pedro), e no depoimento de Pedro da Rocha para o realizador Janderson, em 2021.

Tipo:

Imagem

Coleção:

Pedro da Rocha

« VOLTAR